Condado Literata

Onde os Condes transformam seus nobres devaneios em histórias.

Designerd [Condenada]

 


   Saudações, Leitores! Essa edição do Designerd contará com o livro que estou lendo atualmente: “Condenada”, de Chuck Palahniuk, também muito conhecido por escrever “Clube da Luta”.

Uma breve sinopse do livro para iniciarmos a análise do design aparente e funcional da capa:

A filha de uma estrela de cinema narcisista e de um bilionário, Madison, é abandonada em uma escola interna na Suíça durante o Natal enquanto seus pais estão divulgando seus novos projetos e adotando mais órfãos. Ela morre de uma overdose de maconha – e a próxima coisa que sabe é que está no inferno. Madison compartilha sua cela com um grupo heterogêneo de jovens pecadores que é quase bom demais para ser verdade: uma líder de torcida, um atleta, um nerd, e um punk, unidos pelo destino para formar a versão “six-feet-under” do filme favorito de todos. Madison e seus amigos caminham através do Deserto de Caspas e escalam a Montanha Traiçoeira de Unhas para enfrentar Satanás em sua cidadela. Todos os doces, que servem como moeda no inferno, não poderão comprá-los.

 

O livro parece tenebroso ao ler a sinopse mas, na verdade, é bem comédia. Madison é uma personagem hilária e madura para sua idade, o que nos impressiona a cada página.

Agora, ao assunto mais importante: A capa.

Minha impressão ao ver o livro foi de convite (por mais que seja a cara de satanás na capa). Me lembrou os grandes painéis de circo dos Estados Unidos com grandes palhaços assustadores e convidativos.

2

A capa parece simples de detalhes. Consta com o diabo e suas chamas por trás, um background envelhecido com textura de papiro antigo, o título do livro e o nome do autor em fontes temáticas e onomatopeicas.

3

Como podemos observar na paleta de cores que compoe a capa do livro, a abundância de cores quentes é perceptível, o que contribui para o sentimento de “calor” e caos ao leitor. Sente-se, através das paletas, a sensação de secura do Inferno. Esses detalhes ajudam na descrição do Inferno que Palahniuk desenvolve no decorrer do livro com muito sucesso, de acordo com as críticas.

4

Outro elemento muito presente na capa, não só nos traços mas também nas cores, é o fogo. Atrás do rosto central podemos ver labaredas exalando e demonstrando mistério por estarem atrás da figura. Mais uma vez, a capa contribui por construir o cenário infernal na experiência pré leitura do consumidor. Esse momento é importante em qualquer livro pois transpassa uma “sinopse visual” do que o leitor terá ao ler o livro. Por isso, eu sempre digo que SIM, é importante julgar um livro pela capa.

Voltando ao personagem principal da capa, a caricatura de Satanás dá um tom “divertido” e “satírico” ao tema do livro que é retratado com humor pela protagonista. Sendo assim, a capa não assusta o leitor apesar da figura grotesca e assustadora, quando retratada com traços divertidos e não agressivos.

5

Concluindo, a capa de Condenada cabe muito bem à sua função comunicativa. A emoção e a história podem ser introduzidas pela ilustração bem executada. É uma boa leitura, eu recomendo!

 

Esse foi o Designerd do mês, pessoal. Até a próxima!

PS: Caso queiram criticar, elogiar, sugerir novas capas, mandem um e-mail para o condado! Nos importamos muito com a sua opinião!

-> condadoliterata@gmail.com

 

Ernani Valente, Condado Literata, 16/07/14.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 16/07/2014 por em Designerd.

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 115 outros seguidores

"Palavras são, na minha nada humilde opinião, fontes inesgotáveis de magia, capazes de causar grande sofrimentos e também de remediá-los"
- Alvo Dumbledore

"Eu escrevo para quem quer ler o que eu escrevo"
- Bela Deville

Doe Um Livro - Condado Literata

Member of The Internet Defense League

Eventos por vir

Nenhum evento